APA_VIII_Congresso_CARTAZ_Cinza_PT

Chamada para Workshops

Encerrada

Os Workshops, servem para acomodar propostas de âmbito artístico ou não estritamente académico que poderão ter lugar no VIII Congresso da APA. Estes deverão constituir propostas que não cabem no formato de painel ou mesa redonda, e que se caracterizam por proporcionar outro tipo de experiências, mais dinâmicas e participadas ou, simplesmente com outro tipo de interação que não a da apresentação oral de investigação/reflexão académica. Aqui cabem atividades ou mostras de investigação coletiva, performances, exposições interativas e outros intercâmbios de formato livre.

Todas as propostas de workshops devem enumerar os requisitos práticos do workshop: especificações para o espaço necessário, materiais, número máximo de participantes, etc., ficando sujeitos a confirmação da APA quanto à viabilidade da sua execução.

Farão parte da programação principal do congresso, decorrendo no mesmo período que os painéis e mesas redondas, dispersos pelas várias salas de aulas ou espaços comuns disponíveis.

Regras para apresentação de propostas:
Um workshop é visto como uma atividade, organizado internamente como as/os coordenadoras/es decidirem, quanto ao número de participantes e trabalhos apresentados. Um workshop pode ter uma sessão de 2 horas ou duas sessões de 2 horas (máximo). As/0s Coordenadoras/es devem submeter a proposta de workshop indicando desde logo os dados sobre as/os autores/participantes.
– A submissão das propostas é feita através do formulário de submissão de Workshops. Propostas enviadas por e-mail não serão consideradas. As propostas têm de conter a seguinte informação: nome do(s)/da(s) proponente(s), filiação institucional e endereço de e-mail; título do Workshop; resumo curto (máx. 50 palavras); resumo longo (máx. 200 palavras). Os/as proponentes devem em seguida preencher no formulário os dados relativos aos trabalhos que irão constituir o workshop:
– Número de autores e trabalhos; nome de cada participante; filiação; título da apresentação/trabalho/atividade e sinopse da mesma.
– Cada proposta que integrará o workshop deve indicar claramente os meios que serão precisos- audiovisuais, informáticos, espaço- para a sua execução. A APA confirmará posteriormente se consegue garantir as condições para as apresentações.
– As propostas podem ser redigidas em Português (PT), Espanhol (ES) ou Inglês (EN); a par da língua em que é redigida, deve ser enviada sempre uma versão complementar numa segunda língua (PT, ES ou EN); a proposta deve também indicar qual a língua de trabalho do workshop (preferencial e nunca exclusiva), caso este venha a ser aprovado.
– Um/a proponente não pode coordenar duas atividades do congresso, sejam elas painéis, mesas redondas ou workshops; pode, no entanto, coordenar uma atividade e co-coordenar outra.
– Cada proponente ou coordenador (de painel, mesa ou workshop) poderá apresentar apenas uma comunicação ao congresso como primeiro autor. Se já apresenta uma comunicação num painel ou numa mesa redonda, não pode apresentar um trabalho num workshop.
– Os coordenadores e autores/participantes pagam inscrição. Os seus nomes constarão no livro de resumos digital e têm acesso a todas as atividades do congresso que não estejam sujeitas a pagamentos suplementares..

A pessoa que coordena um Workshop aprovado é responsável por:
– No período reservado à submissão de propostas de Workshops deve angariar a totalidade das propostas que irão compor a sessão e verificar que todas as propostas que compõem o workshop correspondem ao formato pedido acima.
– Os trabalhos apresentados ou atividades propostas podem ser da autoria de uma equipa ou podem ser de diferentes autores. Não impomos um limite de participantes mas relembramos que um Workshop pode ter 1 ou 2 sessões de trabalho, sendo que cada sessão tem 2 horas.
– Após a submissão do formulário deve aguardar as apreciações da Comissão Científica e só depois comunicar os resultados aos/às autores/as.
– Aos/às autores/as de propostas ou trabalhos aprovados deve alertar para a necessidade de cumprirem os prazos de inscrição no congresso, bem como o pagamento, relembrando que o incumprimento poderá resultar na não-inclusão no programa do Workshop.
– Com base na lista de autores/as confirmados/as deve então organizar o programa do Workshop que coordena, em particular a ordem de apresentação dos trabalhos, a distribuição do tempo e a nomeação de pessoas para a moderação (se aplicável); deve solicitar aos/às autor/as que especifiquem quais os meios audiovisuais e informáticos necessários para a apresentação das suas propostas.

Pagamento da inscrição no congresso:
Todos os autores/as, co-autores/as, coordenadores/as, co-coordenadores/as, moderadores/as e debatedores/as estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de inscrição no congresso. As categorias de inscrição com valores e prazos estão disponíveis no website do congresso. O pagamento da inscrição assegura a inclusão dos dados sobre o/a autor/a e o seu trabalho no livro digital de resumos, além de conceder acesso a todas as atividades da programação principal do congresso.

Prazos gerais do congresso:
Chamada para Mesas Redondas e Workshops
De 18/02/2022 a 18/03/2022 (6ªf) 28/03/2022 (2ªf)
Período de submissão de propostas

De 01/04/2022 a 20/04/2022 (6ªf)
Apreciação das propostas pela Comissão Científica.

Até 22/04/2022 (6ªf)
Divulgação da lista de Mesas Redondas e Workshops aceites.

Inscrições
De 25/04/2022 (2ªf) a 24/06/2022 (6ªf)
Período de inscrições antecipadas.

De 25/06/2022 (2ªf) a 02/09/2022 (6ªf)
Período de inscrições tardias.

De 03/09/2022 a 09/09/2022 (semana do congresso)
Período de inscrições de última hora.

Partilhar