APA_VIII_Congresso_CARTAZ_Cinza_PT

Mostra Itinerante do Prémio Pierre Verger

Programação:
– Transnômade, A viagem da minha vida (46’)
Alágbedé (12’)
– Corpocidade (8’)
 

Todas as informações sobre os filmes podem ser consultadas no site dos Prémios Pierre Verger.

O Prémio Pierre Verger (PPV), promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), é um dos principais festivais competitivos de obras fílmicas, fotográficas e gráficas produzidas no âmbito de pesquisas antropológicas na América Latina. Através destas linguagens artísticas e políticas de difusão do conhecimento, suas mostras exploram, registram, expressam e interpelam diferentes contextos e experiências socioculturais. Desde 1996, o PPV é realizado bianualmente constituindo uma vitrine da produção visual e audiovisual realizada por antropólogos/as no contexto de suas pesquisas. Para além de filmes, a categoria de ensaios fotográficos foi incorporada em 2002; e em 2022 integra também uma mostra de desenhos.

Em cada edição do prêmio, a ABA abre um edital com regras de submissão do material. Para esta edição de 2022, a Comissão Organizadora recebeu um total de 109 obras nas três categorias, tendo selecionado 34 filmes etnográficos, 12 ensaios fotográficos e 8 ensaios desenhados, que foram encaminhados para um júri independente, convidado a deliberar e atribuir prémios e menções honrosas em cada edição.

À semelhança do 7º Congresso em 2019, a APA promove uma sessão com alguns dos premiados da edição de 2022 dos prémios Pierre Verger no 8º Congresso da APA, difundido trabalho audiovisual com enfoque no Brasil. Programa a anunciar na sessão, dia 6 de setembro, pelas 17h, no auditório 131, Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora.

Para mais informações sobre os Prémios ver: https://www.ppv2022.abant.org.br/?lang=pt-br

Partilhar