APA_VIII_Congresso_CARTAZ_Cinza_PT

Programação Cultural

De modo a dialogar com o território exterior à academia, a APA trabalhou numa programação cultural paralela ao congresso e em articulação com outras instituições da região. Teremos Workshops de construção de cordofones – violas campaniças – no Convento dos Remédios (sujeito a inscrições prévias), exposições artísticas em vários espaços da cidade, um concerto com a banda Poket Rocket na emblemática Sociedade Harmonia Eborense e a Mostra de Antropologia e Cinema, a decorrer na Universidade e na Fundação Eugénio de Almeida.

ABERTURA: No dia 6, pelas 14h30, teremos a inauguração da exposição “Anos 20: novas plasticidades”, na Biblioteca Pública. Esta inauguração deslocar-se-á até ao Colégio Espírito Santo para visita das exposições de arte lá localizadas, à qual se seguirá, pelas 16 horas, uma sessão de boas-vindas no Claustro Principal do Colégio Espírito Santo. Em seguida, das 16h30 às 18h30, teremos uma Mesa Redonda com a participação de convidados de várias instituições: O Património Cultural no Alentejo, nos novos anos 20: que desafios, incertezas e resistências?

Seguiremos depois para o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, onde será servido um Alentejo d’Honra, acompanhado por um momento musical do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Irá ser inaugurada uma exposição de arte, com peças de 3 artistas – Ai Weiwei, Niek te Wierik e Sara Leme – e, por fim, após o jantar, decorrerá a abertura da Mostra de Cinema e Antropologia, numa sessão ao ar livre.

Todas estas atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Partilhar