CARTAZ_MOSTRA_ANTROPOLOGIA_CINEMA_PT

Programação Geral

6 set.7 set.8 set.9 set.
11h - 13h
Aud. Uni. Évora
Sessão 2Sessão 6Sessão 10
14h30 - 16h30
Aud. Uni. Évora
Sessão 3Sessão 7Sessão 11
17h - 19h
Auditório Centro de Arte e Cultura da FEA*
Sessão 4Sessão 8Sessão 12
21h30 - 23h30
Jardim da FEA*
Sessão 1Sessão 5Sessão 9

 8 SETEMBRO – 17h00

Auditório do Centro de Artes da Fundação Eugénio de Almeida

Sessão 8: Trânsitos

Notas de Caminhada | Hiking Notes
Brasil | Brazil, 2019, 3 min,
EVELINE ARAUJO, FELIPE SOLINO, GABRIELA PEIXOTO, LETÍCIA GOMES & STÉFANO M. REYES
Sem diálogos | No dialogues

A frenética São Paulo e seus paradoxos, a cidade vazia inspira momentos de reflexão entre a tensão estressante da vida diária e a busca pela Natureza como uma forma de sentir-se humano. O filme foi montado na câmera, gravado em película Super 8 e utiliza a proposta de vídeo-arte para expressar a sensação do que é viver em São Paulo, marcado pelas intervenções sonoras e visuais. Uma produção coletiva viabilizada pela Oficina de Super 8 da Mostra de Filmes Livre, em 2019, São Paulo.
The frenetic São Paulo and its paradoxes, the empty city inspires moments of reflection between the stressful tension of daily life and the search for Nature as a way of feeling human. The film was edited on camera, recorded on Super 8 film and uses the proposal of video art to express the feeling of what it is like to live in São Paulo, marked by sound and visual interventions. A collective production made possible by the Super 8 Workshop of the Mostra de Filmes Livre, in 2019, São Paulo.

Not Just Roads
India & Suiça | India & Switzerland, 2020, 67 min,
NITIN BATHLA & KLEARJOS EDUARDO PAPANICOLAOU
Falado em inglês e hindi, legendas em inglês
Spoken in English and Hindi, English subtitles

“Not Just Roads” é um documentário de longa-metragem que explora a história recente das intersecções planetárias entre o ambiente construído, a especulação monetária e a vida quotidiana. O filme centra-se no aspecto sensorial de uma auto-estrada urbana, a auto-estrada Dwarka, localizada na periferia de Delhi. Esta auto-estrada está a ser construída como parte do programa Bharatmala (‘Garland of Limitless Roads’) do governo indiano, que visa adicionar um total de 65.400 quilómetros de novas rodovias à rede já existente no país. Abre assim a zona rural indiana para uma urbanização massiva voltada para investimentos especulativos direcionados às classes médias indianas emergentes e a investidores globais. Atualmente, esses territórios são habitados por comunidades agrícolas e operárias e pastores nómades e são atravessados ​​por caminhos nativos e bens ecológicos vitais. A obra captura a fricção entre as vidas sociais e materiais desses mundos de vida concorrentes, alternando entre o aspecto sensorial do mundo fora e dentro das utopias fechadas ao longo da auto-estrada. O filme viaja entre bairros da classe trabalhadora em demolição, paisagens de construção, locais de protestos e propostas persuasivas dos consultores imobiliários que tentam vender paisagens de sonhos.
“Not Just Roads” is a feature-length documentary film, which explores the recent history of planetary entanglements between the built environment, monetary speculation, and everyday life. It focuses on the sensorium of an urban expressway, the Dwarka Expressway located on the peripheries of Delhi. This expressway is being constructed as a part of the Indian government’s Bharatmala (‘Garland of Limitless Roads’) program, which aims to add a total of 65,400 kilometres of new highways to the existing network of highways in India. Thus opening the Indian countryside to a massive urbanisation geared towards speculative investments for the emerging Indian middle classes and global investors. Currently, these territories are inhabited by agricultural and working-class communities and nomadic herders and criss-crossed by native trails and vital ecological commons. The film captures the friction between the social and material lives of these competing life worlds, shifting between the sensorium of the world outside and inside of the gated utopias along the expressway. It journeys between working class neighbourhoods undergoing demolition, construction landscapes, protests sites, and the persuasive pitches by the real estate salesmen attempting to sell dreamscapes.

Partilhar