APA_VIII_Congresso_CARTAZ_Cinza_PT

MR03

Coordenador | Coordinator
Stela Maris SILVA | stela.silva@ies.unespar.edu.br | Universidade Estadual do Paraná. Campus Curitiba II

Co-coordenador | Co-coordinator
 
Debatedor | Discussant
Zeloi Ap. Martins | zeloi. martins@unespar.edu.br | Universidade Estadual do Paraná. Campus Curitiba II

Língua principal | Main language

INVISIBILIDADE DAS MULHERES – “VERES E DIZERES”

Resumo curto / Short abstract:
O objetivo da Mesa Redonda é fazer um movimento de pensamento, situado no campo das relações entre arte, cinema, antropologia e filosofia, para mostrar veres e dizeres sobre os jogos de verdade, os interditos e as possibilidades de recusa, resistências, e atualização, especialmente no que se refere à invisibilidade da mulher.

Resumo longo / Long abstract:
Na experiência da pandemia do COVID 19, muitos saberes, os das ciências, das mídias, das religiões, os saberes jurídicos agenciados, entre outros, ressoaram muito rapidamente no disciplinamento das pessoas agravando o que já era evidente, em especial no Brasil, a invisibilidade das mulheres. A visibilidade mantém uma margem que excede a ordem e está na dinâmica dos mecanismos de exclusão. A partir destes pressupostos e de que a arte é espaço onde se pode restituir e se reencontrar o jogo de verdades, observar as condições sob as quais ocorrem os processos de constituição do sujeito, o objetivo da Mesa Redonda é fazer um movimento de pensamento, situado no campo das relações entre arte, cinema, antropologia e filosofia, para nessa experiência situar veres e dizeres sobre os jogos de verdade, os interditos e as possibilidades de recusa, resistências, e atualização. As condições de “ver” e “dizer” na arte são aquelas que perguntam sobre o quê se canta, o quê se pinta, o quê se encena, o quê se dança, em cada época. Para isso, é preciso optar por um pensamento crítico que faça atualização e presentificação, e recuse uma analítica da verdade em geral.
Palavras-chave: Invisibilidade da mulher; Cinema; Resistência; Atualização.

Língua complementar | Complementary language

WOMEN’S INVISIBILITY – “SEES AND SAYINGS”

Resumo curto / Short abstract:
This roundtable discussion aims at brainstorming about the relations among art, cinema, anthropology and philosophy to show sees and sayings regarding the games of truth, interdicts and possibilities of refusal, resistance, and updating, especially with regard to the women’s invisibility.

Resumo longo / Long abstract:
During the COVID 19 pandemic period, a lot of knowledge concerning science, media, religions, legal expertise, among others, echoed very quickly on people’s behavior practice, getting worse what was already evident, especially in Brazil, women’s invisibility. Visibility keeps a line that exceeds order and takes part in the dynamics of exclusion mechanisms. Based on these assumptions and that art is a space where the game of truths can be restored and rediscovered, observing the conditions under which the subject constitution processes occur, this round table aims at brainstorming about the relations among art, cinema, anthropology and philosophy, in order to situate sees and sayings about the games of truth, interdicts and possibilities of refusal, resistance, and update. The conditions of “seeing” and “saying” in art are those that ask about what is sung, what is painted, what is staged, what is danced, in each period. So, it is necessary to choose a critical thought that makes updating and presentification, and rejects an analytics of the truth in general.

Keywords: Cinema; Resistance; Update, Women’s invisibility.

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